Linguagem e tecnologia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aprofundando o debate

+4
Sandra Ferreira
Iara Teixeira
celso
Marcio Silva Pereira
8 participantes

Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Aprofundando o debate

Mensagem por Admin Sex Fev 26, 2016 4:29 pm

Bom dia pessoal!

Nesta sexta-feira abençoada envio novas questões para conversarmos sobre elas aqui no fórum! Por hora, expresso meu contentamento inicial com esse espaço de debate, estamos conseguindo dar um uso interessante a este suporte, obrigado a tod@s.

QUESTÕES: (para responde-las, ler o texto "Linguagem e letramento" da página 11 à 19).

A) Segundo a autora, quais foram, até hoje, as diferentes etapas da ‘evolução das formas de se registrar a fala’?

B) Encontrem na INTERNET definições de: FERRAMENTAS E TECNOLOGIA. ( etimologia dessas palavras, definições de dicionários, etc). Posteriormente, escutem novamente as duas canções que estou enviando, Guitarra y vos ( Jorge Drexler) e As coisas ( Arnaldo Antunes), e ainda, veja as definições que a autora dá para esses conceitos em 'linguagem e letramento' ( já comentadas em sala), E, ENTÃO, CONSTRUA A SUA REFLEXÃO SOBRE "FERRAMENTAS E TECNOLOGIA".

CANÇÕES:  
Guitarra y vos                     https://www.youtube.com/watch?v=qQC4dmjAWNM

As coisas:                           https://www.youtube.com/watch?v=f6zbNzazCMs

Este tópico estará aberto até o dia 11 de março, (duas semanas)!

Um grande abraço a tod@s.

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/02/2016

https://linguagemtecnologia.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Letramento e Tecnologia (2° Diálogo direcionados às indagações levantadas previamente)

Mensagem por Marcio Silva Pereira Seg Fev 29, 2016 1:14 am

Prezado 4° Semestre.
Boa Noite.
Com base na leitura das páginas solicitadas previamente, é possível observar que ao explanar sobre as diferentes formas de se registrar a fala, Denise B. Braga (2005) elenca que durante um longo período a maneira mais comum de apresentar novas informações era através da oralidade, consequentemente o registro dos acontecimentos respaldava-se pela memória, sem o auxílio da escrita. Entretanto, apesar da ausência da escrita como uma ferramenta produtiva foi possível galgar o conhecimento.
A música, o teatro, a pintura são meios de produção de conhecimentos, capazes de informar e registrar acontecimentos, valorizando elementos que a escrita não é capaz de perpassar aos indivíduos. Braga (2005) ressalta que tais ferramentas perduraram um longo período na Grécia.
Essa perspectiva que gira em torno da oralidade e escrita concede a construção de uma dicotomia, haja vista, que contemporaneamente a escrita possui um peso maior se comparada à oralidade, mas, é importante mencionar que tal posicionamento é extremamente questionável, pois há indivíduos que valorizam a oralidade como componente comprobatório, assim como outros que preferem o texto escrito.
Estamos inseridos num período que favorece o estabelecimento de uma viagem diacrônica, onde é possível observar a evolução que ocorreu nos meios de se registrar a fala. Por exemplo, deixou-se de valorizar as informações de cunho oral, com o objetivo de abrir caminho à escrita nas paredes de cavernas, prática que também foi alterada com o surgimento das placas de pedra e argila, as quais logo foram substituídas pelo papiro, que perdeu espaço para o códex. O livro que conhecemos e valorizamos atualmente, a título de curiosidade, também pertence a esse processo evolutivo e acredita-se que possivelmente perderá espaço para formas tecnológicas mais avançadas.
Tudo o que é inventado ou convencionado pelo homem pode ser caracterizado como tecnologia e ferramenta. A palavra tecnologia pressupõe um conjunto de conhecimentos que giram em torno de ideais estabelecidos pelo ser humano. Por conseguinte, o termo ferramenta abarca os elementos que serão necessários para que as metas estipuladas pelo homem possam concretizar-se.  
A canção intitulada “As Coisas”, do músico Arnaldo Antunes, somada a música “Guitarra Y Vos”, do cantor Jorge Drexler resumem perfeitamente os conceitos de ferramenta e tecnologia que foram elencados anteriormente. A partir do trecho abaixo pertencente ao compositor Jorge Drexler é possível analisar a evolução de um elemento que pode ser caracterizado como matéria evolutiva, ou seja, o barro (tecnologia) que atua como o ingrediente principal para a fabricação dos tijolos, que são utilizados na construção civil, a qual atende necessidades humanas.
[...]
A água está no barro
O barro nos tijolos.
O tijolo está na parede [...]

Já o trecho produzido por Arnaldo Antunes prioriza a consequência desenvolvida pela execução exacerbada das necessidades do homem (ferramenta), expondo simploriamente a visão pessoal e intransferível dos indivíduos que observam a situação externamente.  

[...]
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz.

Ademais, as duas concepções comentadas anteriormente podem ser estudadas de maneira distinta, pois a bagagem de informações que cada pessoa carrega, atua como a tecnologia disponível, mas como cada ser vai utilizá-la depende exclusivamente da ferramenta a ser alcançada.

Marcio Silva Pereira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Ferramentas e Tecnologia

Mensagem por celso Seg Fev 29, 2016 6:38 am

Os autores apresentam diversas formas do que chamam de “transmissão do conhecimento formal”, iniciando pela oralidade que tem seu valor enaltecido por ser exatamente a origem de toda forma de transmissão de conhecimento. A oralidade foi deveras a única forma de comunicação e transmissão de conhecimento durante um longo período, quando então, “[…] o conhecimento cultural produzido era passado de geração a geração de forma oral”. (BRAGA; RICARTE, 2005)
A forma como este conhecimento era passado foi evoluindo, desde figuras nas paredes das cavernas, tábuas de argila, papiro, codex, até chegarmos ao livro como o conhecemos hoje. No entanto, é interessante ressaltar como a nova tecnologia sempre é tratada inicialmente com um certo preconceito ou desdém. Aconteceu com os primeiros escritos, aconteceu com a imprensa, acontece hoje com os livros digitais, áudios e vídeos. Continuamos “amando o passado” mesmo quando o novo nos é apresentado.

Em contraposição a isto devemos ter cautela com a tecnologia, vivemos mergulhados numa enxurrada de novos equipamentos e tecnologias que distraem e confundem. Um trecho na música Guitarra Y Vos (Drexler) me chamou a atenção pois acredito que traduz exatamente esta euforia que vivemos hoje.

Hay manos capaces de fabricar herramientas
Con las que se hacen máquinas para hacer ordenadores
Que a su vez diseñan máquinas que hacen herramientas
Para que las use la mano.


Tradução:

Há mãos capazes de fazer ferramentas
Com as quais se fazem máquinas para fazer computadores
Que por sua vez projetam máquinas que fazem ferramentas
Para que as mãos as utilizem

Ao nos entretermos com as ferramentas criadas, acabamos esquecendo o motivo pelo qual as criamos ou foram criadas.
Desta forma, ao invés de dominarmos a tecnologia, deixamos que ela nos domine.

celso
celso

Mensagens : 1
Data de inscrição : 17/02/2016
Idade : 47
Localização : Tangará da Serra

http://www.jrfotografias.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Iara Teixeira Ter Mar 01, 2016 4:39 am

Em seu texto "Linguagem e letramento", Denise B.Braga (2005), ressalta que, apesar de nem sempre ter havido maneiras de registrar a fala, o homem passou, de um modo bastante gradual, a criar instrumentos capazes de fazer registros simbólicos. Que segundo a autora, tais registros se apresentavam na forma de pinturas nas paredes das cavernas.
"Assim, com o passar dos séculos, no lugar antes ocupado pelas paredes das cavernas, outras formas de registrar as informações passaram a surgir: primeiro a placa de argila, depois o rolo, o códex, o livro,e assim sucessivamente, até o surgimento, bastante recente, do computador".(BRAGA, 2005).

O uso da tecnologia, nos permitem fabricar objectos (martelo,a chave de fendas, etc.) e modificar o meio ambiente, com vista a satisfazer as necessidades humanas. Quanto a ferramenta, é um instrumento que permite realizar determinados trabalhos.
Contudo, ferramenta e tecnologia, estão totalmente vinculadas ao nosso meio, ao fazermos determinadas tarefas. Somos dependentes e movidos a "elas" o tempo inteiro.
Tomamos como exemplo ao trecho da música, Guitarra Y Vos (Drexler):
[...] El agua esta en el barro,
El barro en el ladrillo,
El ladrillo está en la pared
Y en la pared tu fotografia.

Há uma necessidade do homem, que lhe obriga a fazer o uso de tais ferramentas envolvendo o meio tecnológico para a procriação das mesmas. E com isso volto a dizer: "Somos dependentes e movidos a "elas" o tempo inteiro." Que pode ser exemplificado
ao trecho da musica, "As Coisas" (Arnaldo Antunes):

[...]
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz.

Espero ter respondido! Até mais!  Sleep

Iara Teixeira

Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/02/2016
Idade : 28
Localização : Barra do Bugres- MT

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Sandra Ferreira Qua Mar 02, 2016 8:32 pm

LETRAMENTO E TECNOLOGIA. No principio era o verbo e o verbo era ele todas as coisa tomaram formas, quando DEUS o criador proferiu palavras neste momento fica claro o poder da comunicação. A fala é o inicio da vida humana desde o nascimento até a morte com o que aprendemos e transmitimos ao longo da vida. Para Braga(2005) A oralidade como forma eficiente de transmissão do conhecimento formal. Os seres humanos estão constantemente se evoluindo dia após dia. Sendo que o primeiro suporte de armazenamento foi a memória, esta não tendo como mais suportar tantas informações surgem então a escrita.Tendo como objetivo facilitar o armazenamento e o transporte da informação. A escrita permitiu que um texto atingisse um público maior em um curto espaço de tempo, mas para isso foi utilizando matéria prima para se chegar em um produto onde atendesse cada vez mais usuários, preços acessíveis, pois os clientes estão cada vez mais exigentes..A fala também passou e continua passando por mudanças onde Deus foi o enunciador da criação, o diálogo entre duas pessoas invenção do telefone, comunicação em massa e o uso da imaginação e por fim a televisão onde ouvimos , vemos e que acontece aqui no município e no mundo ainda não em tempo real, mas em poucos segundo dos fatos acontecidos.O computador é hoje uma das ferramentas mais utilizada, pois comporta todas as informações precisas tanto para um cientista quanto a dona de casa e no aprendizado das crianças sabendo utilizar.
FERRAMENTAS: objeto que se usa para fazer um trabalho.
TECNOLOGIA:conjunto de conhecimentos de uma ciência, usados para fazer alguma coisa.
A canção de Jorge Drexler" GUITARRA Y VOS" .
A água está no barro
O barro nos tijolos
O tijolo está na parede
A canção descreve a continuação do processo da mutação da mesma matéria em algo novo. Podendo se transformar por diversas vezes como o manipulador desejar.
A canção de Arnaldo Antunes" AS COISAS".
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz
As coisas não tem paz.
A letra dessa música é a conclusão de que a tecnologia não terá fim sempre vai haver novas invenções de coisas, com um único objetivo de nos levar a loucura, consumismo exagerado uma nova maneira de fugir de nos mesmo e de não encontra o que realmente faz sentido A PAZ .

Sandra Ferreira

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Ferrramenta e Tecnologia

Mensagem por Celeste Costa Qua Mar 02, 2016 9:44 pm

De acordo com o texto foram muitas as etapas de evolução da escrita, vimos as pinturas rupestres que são pinturas em cavernas, o papiro, a placa de argila, o rolo, o códex, o livro, chegando então, ao tão conhecido computador, que hoje nos proporciona inúmeras possibilidades de comunicação e conhecimento tecnológico. No entanto insisto em dizer que devemos ser sensatos ao usarmos as tecnologias que nos são oferecidas hoje em dia.

De acordo com a autora, notamos que ferramenta e tecnologia são invenções convencionadas para nos ajudar em nosso cotidiano, nos proporcionando praticidade, agilidade entre outras coisas. Enfim as ferramentas tecnológicas são elaborações auxiliadoras que influenciaram e ainda influenciam em nossa evolução e em nosso modo de vida e tenho certeza que essa evolução perdurará por muito tempo ainda.

Se isso é bom, não sei... Question

Pesquisando no Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara os conceitos de ferramenta e tecnologia, percebo que ambas têm significados diferentes, no entanto, mesmo assim, podemos  concluir que a finalidade destas, supri muitas de nossas necessidades humanas, talvez até nos tornando menos humanos segundo a autora em um de seus comentários em sua obra.
Expressarei aqui os conceitos que encontrei no dicionário:

Ferramenta: "Qualquer instrumento ou utensílio empregado nas artes ou ofícios que aparece sob diversas formas e serve para a execução de trabalhos manuais e mecânicos. 2 Conhecimento ou habilidade que serve a alguém como instrumento de trabalho ou de expressão. 3 Meio pelo qual procura-se atingir determinado fim.

Tecnologia: Conjunto de conhecimentos, processos e métodos usados em determinado ramo de atividade.

Enfim, após esses conceitos de acordo com a autora, dicionário e respostas dos colegas, penso que estamos em um mundo em que a tecnologia está sim muito evidente e necessária e que o tempo todo usamos as ferramentas que nos são oferecidas. Mas será que não conseguimos viver sem elas ? Acho que sim!
As musicas propostas pelo professor, que tivemos o prazer de ouvi-las, nos faz refletir sobre esse avanço tecnológico cada vez mais rápido, pois não temos tempo suficiente para consumi-los e as vezes até entende-los, pois seu aprimoramento é cada vez mais acelerado. Isso faz com que haja um consumismo desnecessário e assim "as coisas não tem paz" e nós também não temos, rsrsrs . Então será que não nos basta, algo simples como um violão e  boa música em alguns  momentos de nossas vidas...

Ferramentas tecnológicas são sim necessárias ao ser humano, mas não indispensáveis.

Até a próxima!
Celeste Costa
Celeste Costa

Mensagens : 2
Data de inscrição : 16/02/2016
Idade : 43
Localização : Nova Olimpia

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Admin Sex Mar 04, 2016 4:33 pm

Queridos Marcio, Celso, Iara, Celeste e Sandra, vocês demonstram com as suas respostas que a resolução da problemática entre universo tecnológicos/informação (tic´s) e educação/conhecimento é possível de ser resolvida quando damos um uso eficaz às TIC´S.
Grato,

Álvaro Mendes de Melo

Admin
Admin

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/02/2016

https://linguagemtecnologia.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Tajana Raquel dos Santos Seg Mar 07, 2016 6:46 pm

Ola Pessoal......

Segundo o texto percebemos a evolução da oralidade para os livros, desde o inicio dessa evolução com as primeiras escritas feita nas pedras, o que dificultava muitas vezes as memorias ali exposta a serem levadas adiante, seguindo de outras novas ideias que surgiram para facilitar esse processo de transferir aquilo que era antes se carregava nas memorias para os papeis, veio então os rolos de papiros, que apesar de serem mais leves, não levavam grande vantagem, que pelo seu manuseio feitos com as duas mãos para desenrolar e enrolar de uma só vez, e por limitar a escrita, pois cada rolo tinham cerca de 10 a 15 metros e assim foram ocorrendo as evoluções ate chegarem no livro.
E é claro que essa evolução não acabou ali, hoje temos muitas outras formas que facilitam a maneira de expor nossas memorias e como compartilhar essas memorias, com a tecnologia temos ido muito alem daquilo que esta em nosso alcance.
Pesquisa:
Ferramenta: "Qualquer instrumento ou utensílio empregado nas artes ou ofícios que aparece sob diversas formas e serve para a execução de trabalhos manuais e mecânicos. 2 Conhecimento ou habilidade que serve a alguém como instrumento de trabalho ou de expressão. 3 Meio pelo qual procura-se atingir determinado fim.
Tecnologia: Conjunto de conhecimentos, processos e métodos usados em determinado ramo de atividade.
Segundo pesquisa sobre significado das palavras escritas acima, desde o inicio da humanidade existiu ferramentas pois a necessidade da sobrevivência nos obriga a criar e utilizar as mesmas, e acredito que a tecnologia anda junto com as ferramentas, pois como dito em debate na sala de aula, tudo é tecnologia, como resultado da pesquisa que diz que tecnologia é um conjunto de conhecimentos, as ferramentas só poderão existir se existir o conhecimento.
Ressalto trecho da musica de Jorge Drexler que acredito que diga um pouco sobre o que penso referente a ferramentas e tecnologia "La maquina la hace el hombre...
Y es lo que el hombre hace con ella" ( A máquina faz o homem, E ela é o que o homem faz com ela), porque existe a necessidade de existir a maquina, as ferramentas, penso que seria de nos homens sem as maquinas, sem tecnologia, e então através delas que então surge o homem.



Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Tajana Raquel dos Santos
Tajana Raquel dos Santos

Mensagens : 2
Data de inscrição : 25/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Even Nayre Sex Mar 11, 2016 12:02 am

Olá navegantes,

Por fim, consegui postar  mensagem...( eu acho Embarassed )

Percebi que o fórum esta com uma roupagem nova, amei! I love you

Creio que está bem mais fácil agora...

Sobre as questões solicitadas, a autora  Denise Braga, no livro “Letramento e

tecnologia”  (2005) diz que, no principio da humanidade tudo era verbo, "e esse verbo

era falar" então todas as formas de se transmitir algo, era pela fala. Não havia forma de

se registrar, ou seja, guardar o conhecimento a não ser pela memória das pessoas. Com

o passar do tempo, foi desenvolvido formas de se registrar conhecimento e não somente

guardar-los na memória,  começando com pinturas nas paredes, “ placa de argila, depois

o rolo, o códex, o livro, e assim sucessivamente, até o surgimento,

[...] do computador” (p.10), e a cada dia aparece novas formas de se registrar.

Depois de ler sobre ferramentas e tecnologias no livro “Letramento e tecnologia” e

escutar as canções “Guitarra y voz” e ‘As coisas”, cheguei a conclusão de que as

ferramentas aparecem de acordo com a necessidade humana, seja esta de se comunicar

mais rapidamente, registrar historias, explorar recursos naturais ou deixar uma marca na

humanidade, entretanto e importantes não nos deixarmos ser dominados pelas mesmas.

Devemos lembrar sempre que somos nós que construímos as ferramentas para que elas

nos auxilie no dia a dia, e que essas ferramentas, essas coisas, é o que decidimos fazer

com ela, podendo usá-las para nos dar mais tempo de estar com a família, amigos ou

tempo para construirmos novas ferramentas, e tecnologias que protejam outras

ferramentas.

Por fim, penso que, o ser humano vive em busca de paz, de algo que supra suas

necessidades, entretanto não sabe mais que necessidade é esta.As pessoas estão

perdendo o controle das máquinas,e estão sendo dominadas por ela. Estamos em um

tempo em que se acredita que  “para sermos felizes” precisamos ter o melhor

computador, melhor celular, melhor carro, etc. esquecendo que já possuímos

naturalmente a maior de todas as ferramentas, a linguagem.

Bjos, até a próxima! Smile

Even Nayre

Mensagens : 1
Data de inscrição : 15/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Aprofundando o debate Empty Re: Aprofundando o debate

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos